quinta-feira, 30 de julho de 2015

POR QUE O MÉDICO NÃO ACEITA O QUE FALO (1) ?



O momento mais assustador do mundo para alguns farmacêuticos. Quando não assustador, você prefere somente não aparecer e não ter que convencer um médico que você está certo.

Isso é muito comum e um farmacêutico já experimentou isso, principalmente quando não tem intimidade com aquele "doutor".

Na residência multiprofissional, você acaba tendo que abordar quase que um médico diferente por dia, sendo eles desde residentes até chefes de disciplinas. Que também variam entre o profissional mais legal do mundo e mais inteligente até o esnobe que não sabe nada.

Com minha experiência de abordagem médica onde o resultado foi bem diverso (patadas históricas, aprendizados e laços profissionais muito importantes) resolvi deixar algumas dicas para vocês:

Como já discuti no primeiro post, você tem que sabe o que você é. O que você está fazendo ali. Qual sua finalidade e o que você pode contribuir para seu paciente. Este paciente está sendo cuidado por uma equipe, e todos tem suas atribuições bem definidas. Seja também um profissional de saúde.


Faça direito para poder cobrar dos outros profissionais. Você quer abordar o médico para falar da prescrição que está faltando diluição? Ou o medicamento não está ajustado corretamente de acordo com a função renal? 

Ok....

Mas você foi ver qual o som da voz do paciente que todos estão cuidando? Quais são suas dificuldades? Qual experiência subjetiva aquele paciente tem sobre o medicamento? Você foi ver que na verdade aquele paciente é mais grave do que a prescrição pode te mostrar e que a equipe inteira está se dedicando de forma humanizada para  a melhora do seu estado de saúde enquanto você está ali... na frente do computador? 

Sei que dói... mas nós temos que mostrar que estamos juntos... todos nós, médicos, farmacêuticos, enfermeiros, psicólogos... tudo pelo bem do paciente.

Muitas patadas que levei não foram porque o médico era carrasco, usei isso para aprender a ser um profissional de saúde. Para acordar para a vida e sair do mundinho remedinho, check list e POP.


Então vou dar um exemplo. (Mais para frente postarei alguns casos clínicos lindoos que vão exemplificar muito mais o que quero dizer.)

Eu, como uma boa farmacêutica clínica, iniciando nessa área, subi satisfeita com meu trabalho de "análise de prescrição" para falar com o médico.
Chegando lá... falei que não poderia colocar "Se necessário" na prescrição porque era inconformidade, mostrei que a diluição dos medicamentos estavam errados... e depois falei sobre interações medicamentosas. Estava tudo indo bem... e todos os dias subia na unidade de internação só para fazer isso. Até que um dia... o médico veio me perguntar, "olha... nem vejo você aqui, o paciente precisa de muitas coisas, muito mais do que você está fazendo. Perco meu tempo arrumando essas coisas que você diz e não vou arrumar, não vou aceitar sua intervenção! Você nem sabe o que está acontecendo aqui, como vou mudar minhas decisões confiando em alguém que nem viu meu paciente?"

Claro né fiquei chocada!!! COMO ASSIMMMMM! VOU EVOLUIR TUDO!! pensei.

Não está errado pedir para um medico arrumar o que você encontrou na sua análise de prescrição, mas será mesmo que estamos certos em exigir a mudança de uma decisão médica, seja ela qual for, se nem estamos envolvidos na equipe?

Só fiquei perdida, mas continuei acreditando que aquele médico estava errado e tentei outra vez, em outro médico.

Desta vez... pior ainda, resolvi fazer uma intervenção que após análise de prescrição tinha fundamento. Eis que passar a super vergonha em escutar do médico: " Não posso alterar o medicamento, o paciente tem medo de usá-lo, você não foi falar com ele? Toda a equipe sabe disso!"

E o que você fala? Fala nada né?

E no fim, a atenção farmacêutica veio para me poupar dessa vergonha toda.
Ou seja, se você vai lidar com paciente, o conheça, é no mínimo uma demonstração de respeito a todos envolvidos. Todos vão começar a abraçar sua causa e confiar em você. Se você começar a olhar para o paciente nem que seja só um pouquinho, seus resultados serão fantásticos!

Vou postar mais dicas futuramente. Espero que tenha levado vocês um pouco de reflexão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares