quinta-feira, 30 de julho de 2015

VOCÊ SABE O QUE É?



Sempre que quero falar sobre o que é ser um farmacêutico para um farmacêutico aplico uma pequena brincadeira reflexiva. 
Dra Djenane Ramalho, que levo no meu coração e agradeço, me levou a um mês de reflexão. Foi muito intenso para mim e resolvi passar isso adiante quando eu posso.

Bom espero que vocês possam refletir também.
Num hospital que tive o prazer de ser supervisora de farmácia, as auxiliares de farmácia eram em sua maioria estudantes. Nisso vi uma grande oportunidade de mudar, nem que fosse um pouquinho, a visão de algumas futuras farmacêuticas. Assim comecei minha brincadeira:

- Vocês sabem o que vocês vão se tornar quando se formarem?
 A resposta foi óbvia é claro: - Farmacêuticas generalistas.
- E vocês estão animadas com isso?
E ai uma das meninas sorriram... outras já olharam para o lado e com a maior incerteza do mundo:
- Acho que sim...
Ou seja, antes mesmo de encararem o desanimador e massacrante mercado de trabalho que nos colocam em posição de sub-profissionais elas já sofrem. 
E a maioria dos farmacêuticos que sofrem com isso são aqueles que ainda não sabem o que são.
Quando disse: 
- Vocês não sabem o que são, por isso se confundem, se desanimam, não entendem o que podem fazer, seus limites, sua capacidade e assim... sempre se desvalorizam. Consequentemente as pessoas ao seu redor não confiarão em você. - Está certo que sempre tem uma carne de pescoço que temos que lidar... uma enfermeira, um médico ou um chefe farmacêutico mala que nem sabe o que faz... mas no fim tudo vai depender do seu poder de enfrentamento, e ele só é construído quando você sabe o que é. E na profissão farmacêutica, você deve incorporar a filosofia da profissão.

O que é filosofia da profissão?

Então elas mesmas iriam me responder.

- Vocês querem saber o que é filosofia de profissão? Vou dar um exemplo, me digam em uma frase bem simples definindo o que o médico faz.

- Diagnostica doenças e cura os pacientes. - Uma disse. Vejam que é uma visão simplificada mas bem forte e característica da profissão médica.
- Exato, agora me falem o que um nutricionista faz.
- Cuida da alimentação do paciente.
- O que uma enfermeira faz?
- Cuida do estado de saúde e recuperação do paciente.

Todas as respostas foram imediatas, ou seja, estava claro na cabeça de todas o que cada profissional faz.

- Agora me falem. O que um farmacêutico faz?
O mais assustador foi que uma olhou par ao lado, outra para o outro.... demorou..
- Ha.. o farmacêutico PODE trabalhar com varias coisas..  medicamentos... mas também cosméticos..
- Vocês vão fazer tudo isso de uma vez? Quero saber o que todo farmacêutico é em uma só frase.

Ninguém soube me responder e ficaram todas mudas.

Vejam, a definição da estudante não está clara. Não se parece com nenhuma outra definição acima. É uma definição muito nebulosa.
Uma até falou:
- É meio complicado definir sabe... são muitas coisas.
E eu finalizei o raciocínio que eu gostaria que tivessem:

- Se vocês não conseguem definir o que são, se não está claro na cabeça de vocês, como vocês esperam quem outra pessoa, seja ela qual for, te reconheça? Que espere algo definido de vocês. Como vocês irão ocupar um espaço fundamental na sociedade sem ao menos saber quais são suas responsabilidades profissionais?

E isso meus colegas, é muito sério!!!

Então mostrei a finalidade da discussão e consegui ver mais esperança nos olhinhos delas. Isso foi recompensador. Quem já sentiu desânimo sobre ser farmacêutica sabe do que estou falando.

Como podemos querer confiança, sendo que não podemos definir de forma concreta quem somos? O porquê alguém irá nos procurar? O que podemos oferecer para a sociedade que nenhum outro profissional pode, e por isso somos farmacêuticos?

SOMOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE, independente de nossa área, trabalhamos em prol da saúde e bem estar de alguém. E vejam, todos os profissionais, por mais que dominem uma área seu foco principal é... O PACIENTE!

A língua dos médicos, enfermeiros, nutricionistas... é o paciente! A filosofia da profissão se baseia no foco no paciente, e nós farmacêuticos não fugimos disso. Porém... se não for o paciente, não falamos a mesma língua e nunca teremos argumentos nas nossas intervenções.


Então o que o farmacêutico deveria fazer ?

De forma bem simples, e  que a senhorinha do ponto de ônibus consiga definir com consistência...

Ele é o profissional que garante a melhor forma o uso de produto farmacêutico para o paciente.


Definição mais bonita...

Como CIPOLLE et al., 2000, satisfazer a necessidade de um tratamento farmacológico adequado, seguro, e efetivo de seus pacientes.

O paciente está ali, e você também.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares